sábado, 18 de maio de 2013

(Devocional) Apresentar uma reclamação - Num. 36:1-4

Sexta-feira, 17 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: 1 João 1-5

"E chegaram os chefes dos pais da família de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias dos filhos de José, e falaram diante de Moisés, e diante dos príncipes, chefes dos pais dos filhos de Israel, e disseram: O SENHOR mandou a meu senhor que, por sorte, desse esta terra em herança aos filhos de Israel; e a meu senhor foi ordenado pelo SENHOR, que a herança do nosso irmão Zelofeade se desse às suas filhas. E, casando-se elas com alguns dos filhos das outras tribos dos filhos de Israel, então a sua herança será diminuída da herança de nossos pais, e acrescentada à herança da tribo a que vierem a pertencer; assim se tirará da sorte da nossa herança. Vindo também o ano do jubileu dos filhos de Israel, a sua herança será acrescentada à herança da tribo daqueles com que se casarem; assim a sua herança será tirada da herança da tribo de nossos pais."
Números 36:1-4  

Vemos aqui que a reclamação foi apresentada de uma forma correcta. Uma família teve apenas filhas. Se fossem aplicadas as regras conhecidas de casamentos e heranças, essa família iria acabar sem a sua herança dada pelo Senhor. O que fazer? Em primeiro lugar é bom termos estes casos na Palavra de Deus. Por vezes somos confrontados com situações de aparente injustiça. No “calor do momento” podemos ser tentados a “fazer justiça com as próprias mãos”. Este foi um caso que foi bem encarado. Há sempre uma forma correcta da lidar com as injustiças. O filho de Deus nunca ficam sem instrumentos de justiça. Ao contrário de outras ocasiões na história deste povo, foi evitada a murmuração. Não há nada mais destrutivo do que a coscuvilhice. Mesmo crentes filhos de Deus podem ser arrastados para isso. A regra de ouro: não fales do assunto se não fazes parte nem do problema, nem da solução. Depois vemos que foram os líderes que assumiram a responsabilidade de apresentar o que os outros deveriam estar a sentir. Temos nas nossas vidas uma estrutura de autoridade que deve ser respeitada e seguida. Os crentes são encorajados a obedecer e orar mesmo pelos governos injustos e incompetentes. Todas as autoridades nas nossas vidas estão lá por permissão de Deus (Rom. 13). Vemos isso a ser seguido porque a petição foi levada à pessoa certa. Finalmente, na petição apresentada é lembrado o que Deus tinha dito e não apenas uma vontade pessoal. Saibamos confiar em Deus na altura de apresentar e tratar das injustiças.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário