quarta-feira, 15 de maio de 2013

(Devocional) Sabemos mais do que Deus - Num. 31:1-12

Quarta-feira, 15 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Números 31-35

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo. Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do SENHOR contra eles. Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra. Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja. E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão. E pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens. Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada. Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens. E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos. E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais. E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó."
Números 31:1-12  

Moisés não entraria na terra prometido pois havia desobedecido a uma ordem directa de Deus. No entanto vemos aqui Moisés a obedecer completamente a uma ordem que sabia que seria a última que ouviria antes da sua morte (v. 2). Por falharmos uma vez não nos tornamos inúteis para Deus. Deus sempre recebe de volta e quase sempre é possível ao arrependido continuar a servir ao Senhor, mesmo na área em que falhou. Onde antes houve desobediência, vemos agora submissão pronta. Demos graças pela paciência de Deus para connosco. Se encontramos este traço em Moisés, o mesmo não podemos dizer do povo. Israel obedece, mas só até certo ponto. O povo poderia não saber completamente quais eram as razões para isso, mas a ordem de Deus era para que os midianitas fossem completamente destruídos. Deveriam ser mortos homens, mulheres e crianças. Os judeus pensam ser mais inteligentes ou amorosos do que o próprio Deus e decidem poupar a vida das mulheres e crianças (v. 9). Israel ainda hoje sofre as consequências de não ter obedecido completamente a Deus neste campo. Não podemos obedecer apenas a metade das instruções do nosso Deus. Não nos podemos dar ao luxo de pensarmos que sabemos mais do que Deus. Iremos encontrar várias coisas na Sua Palavra com as quais não concordaremos completamente. Deus não quer a nossa compreensão intelectual. Deus exige a nossa obediência total. Acreditamos ou não que as coisas estão bem entregues nas Suas mãos?   

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário