sábado, 11 de maio de 2013

(Devocional) Duas ou três azeitonas - Is. 17:6-8

Sábado, 11 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Isaías 16-20

 "Porém ainda ficarão nele alguns rabiscos, como no sacudir da oliveira: duas ou três azeitonas na mais alta ponta dos ramos, e quatro ou cinco nos seus ramos mais frutíferos, diz o SENHOR Deus de Israel. Naquele dia atentará o homem para o seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel. E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens."
Isaías 17:6-8  

Deus promete aqui a Israel uma coisa que é repetida várias vezes nas Escrituras. Deus diz que o seu povo seria julgado e diminuído (v. 4), mas promete preservar, ao longo dos tempos, um remanescente fiel. Ele chama-lhe “duas ou três azeitonas na mais alta ponta dos ramos.” A Palavra de Deus é fiel. O povo de Israel sempre foi atacado, mas ainda existe e existirá sempre. De seguida encontramos uma definição do que é ser fiel a Deus (vs. 7-8). Ser fiel a Deus é colocá-Lo, e às Suas obras, acima de nós mesmos e das nossas obras. Devemos prestar atenção neste conselho que, apesar de muito repetido, parece, por vezes, não ser muito ouvido. Se não tivermos os devidos cuidados, podemos começar a prestar mais atenção naquilo que fazemos do que para Aquele para Quem deveríamos fazer todas as coisas. O v. 8 faz referência aos altares. Um altar é algo que se constrói para se poder prestar adoração. O povo teve muitos problemas por construir altares a outros deuses, mas mesmo na adoração que prestamos ao Deus verdadeiro, devemos ter cuidado para não estarmos a fazê-lo para alimentar a nossa carne. A nossa adoração deve ser agradável a Deus e não a nós mesmos. Os cultos das nossas igrejas devem ser pensados para serem de acordo com a vontade de Deus e não completamente dirigidos para nos fazer sentir bem. Muitas igrejas têm sido destruídas por desviarem, desta forma, os seus olhos de Deus.              

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  

Sem comentários:

Enviar um comentário