domingo, 12 de maio de 2013

(Devocional) Lugares escorregadios - Sl. 73:15-20

Domingo, 13 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 71-75

"Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles."
Salmo 73:15-20  

Ler este salmo de Asafe é um verdadeiro privilégio. Nele podemos acompanhar o percursso no qual Asafe aprende algumas importantes verdades. Ele começa por manifestar a sua frustração em ver os ímpios, aqueles que não faziam qualquer esforço para seguirem os caminhos do Senhor, prosperarem e viverem despreocupadamente. Por outro lado, muitas vezes as pessoas que servem a Deus de todo o coração passam por dificuldades e apertos. Porquê esta injustiça? No entanto, ele aprende uma verdade importante, os ímpios, por muito sucesso e “boa vida” que tenham, enquanto não se arrependem e aceitam a salvação de Deus vivem constantemente em “lugares escorregadios” (v. 18). A única razão pela qual eles não caem na destruição eterna é pela imensa paciência e misericórdia de Deus. Eles não têm nada a que se agarrarem a partir no momento em que Deus os solte. A partir do momento em que morrem sem ter aceite Cristo, as riquezas e divertimentos transformam-se, de um momento para o outro, em condenação eterna e real. Mais dia, menos dia, Deus acordará do Seu sonho de misericórdia (v. 20) e as oportunidades para arrependimento terão chegado ao fim. Os que já depositaram a sua confiança em Cristo não têm que invejar a vida dos pecadores. Estamos seguros nas mãos do nosso Salvador e, aconteça o que acontecer, a nossa vida eterna com Deus está garantida. Não devemos invejar e devemos ter compaixão deles, tentando ganhá-los para Cristo.           

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  

Sem comentários:

Enviar um comentário