sexta-feira, 17 de maio de 2013

(Devocional) Falsos espíritos - 1 Jo. 4:1-3

Sexta-feira, 17 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: 1 João 1-5

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."
1 João 4:1-3  

No passado houve alguns que ousaram pronunciar a morte da espiritualidade. A ciência e a racionalidade iriam libertar todo o mundo da opressão da espiritualidade. Voltaire disse que assistiria, no seu tempo de vida, ao fim da Bíblia. Essas previsões não se concretizaram. As pessoas continuam a buscar espiritualidade e a querer o que as transcende. Infelizmente, o inimigo sabe disto também e criou um sem número de outros espíritos para desviar e confundir as atenções. A verdade é que nem tudo o que é espiritual é de confiança. Nem tudo o que é inexplicável merece a nossa atenção. Nem todos os milagres provêm de Deus. A responsabilidade do crente é provar se os espíritos são de Deus. Esta passagem apresenta-nos um teste que é fundamental. Será que o ensinamento, espírito, profeta, pregador, religião ensina que “Jesus Cristo veio em carne”? A palavra Cristo significa “ungido”, ou seja o Messias, salvador e libertador. A palavra Jesus significa “Jeová é salvação”. Ou seja, se o espírito aceitar que Jesus é Jeová feito carne e único mediador entre Deus e os homens, então é uma muito boa indicação. Haviam, na altura em que João escreve esta carta, as heresias gnósticas que diziam que Jesus era apenas um espírito e que nunca tinha existido em carne e osso. Mas, na verdade, a maioria das religiões apresenta outros caminhos para Deus, como a salvação por obras. Assim, este teste prova-se válido para se ter uma noção se alguma ideia ou movimento é ou não de Deus.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário