quarta-feira, 22 de maio de 2013

(Devocional) Lembrar de não esquecer - Deut. 1:1-8

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 1-5

"Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão, no deserto, na planície defronte do Mar Vermelho, entre Parã e Tófel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe. Onze jornadas há desde Horebe, caminho do monte Seir, até Cades-Barnéia. E sucedeu que, no ano quadragésimo, no mês undécimo, no primeiro dia do mês, Moisés falou aos filhos de Israel, conforme a tudo o que o SENHOR lhe mandara acerca deles. Depois que feriu a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote, em Edrei. Além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés a declarar esta lei, dizendo: o SENHOR nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Assaz vos haveis demorado neste monte. Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates. Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles."  

Moisés aproveita a introdução deste seu último livro para olhar para trás e relembrar as lições do passado. Como líder apontado e equipado por Deus, Moisés sabia que as mais úteis lições para o futuro, encontram-se na lembrança do passado. Tudo o que já passámos, mesmo os piores erros cometidos, pode ser usado por Deus para nos preparar para grandes coisas. No passado não habitam apenas as memórias dos erros cometidos. No passado está também a recordação das vitórias alcançadas (v. 4). O Senhor já ganhou grandes batalhas na sua vida? Porque é que essas serão mais facilmente esquecidas? Façamos um esforço para lembrar o grande Deus que servimos e o Seu amor por nós. Outra coisa que precisamos ter o hábito de recordar, é o que sabemos da eterna Palavra de Deus. Da mesma maneira que Deus falou com o povo em Horebe (v. 6), Ele também falou connosco. Na nossa leitura bíblica diária, nas pregações escutadas, Deus quer falar consigo e dar lições para toda a sua vida. Muitos são os crentes que se lembram de palavras lidas ou escutadas e que moldaram a sua maneira de ver a vida e o mundo. Que grandes lições já aprendeu da Palavra? Faça o esforço de não esquecer. Finalmente, não nos devemos esquecer da promessa do nosso Deus. Para os judeus era a Terra Prometida (v. 8), para nós é a salvação e a vida eterna com Aquele que tanto nos amou. Que outras promessas de Deus são importantes para si?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).       

Sem comentários:

Enviar um comentário