quarta-feira, 29 de maio de 2013

(Devocional) Defender a fé - Deut. 7:1-11

Quarta-feira, 29 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 6-10

"Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará. Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir."
Deuteronómio 7:1-11  

Deus dá ao povo todas as informações necessárias para a sua entrada na Terra Prometida, da mesma maneira que nos dá, na Sua Palavra, tudo o que precisamos para a nossa vida (II Pe. 1:3). Eles estariam rodeados de grandes ameaças (v. 1). Por causa da sua iniquidade, Deus já tinha decidido julgar estes povos. Israel seria a ferramenta usada por Deus para cumprir a sua vontade. No entanto, aos olhos dos judeus, os povos que eles tinham de conquistar eram ameaças reais. Não sabemos tudo o que Deus quer realizar através de nós. Nem precisamos de saber todas as razões de Deus. Sabemos, no entanto, que estamos rodeados de perigos. Existem à nossa volta inimigos da fé que atacam insistentemente a verdade das Escrituras. Deus não queria que houvesse mistura entre o Seu povo e os povos cananitas. De igual forma, continua a não ser aceitável qualquer mistura entre verdade e erro, entre a luz e as trevas. Deus manda os judeus destruírem todos os locais e utensílios dos cultos pagãos aos falsos deuses. Desperdício? O Senhor conhecia o coração do povo e sabia que quanto mais tempo passassem a olhar para o erro, mais influência o erro teria nas suas vidas. É possível saber o que é certo e o que é errado. Temos a Bíblia para nos guiar. Vale a pena defender a fé que recebemos. Esse deve ser o nosso juramento (v. 8). Não dar lugar ao erro e à confusão.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário