quinta-feira, 9 de maio de 2013

(Devocional) Como fazer ouvidas as nossas orações - Sl. 66:13-20

Quinta-feira, 9 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 66-70

"Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia. Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.) Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma. A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua. Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia."
Salmo 66:13-20 

Orar é muito mais do que fazer um exercício intelectual. Orar não é uma forma de comunicarmos com o nosso interior. Orar não é a mera repetição de palavras. Orar a Deus é falar com Ele. Como é que nós, que somos tão imperfeitos, entramos na presença deste Deus tão santo? De facto, só é possível entrarmos na presença de Deus através de um sacrifício aceitável a Ele. Os sacrifícios de animais no Antigo Testamento não tiravam o pecado de ninguém mas apontavam para o único sangue que podia cobrir os pecados dos homens. Só pelo sangue de Cristo podemos entrar na presença do Pai. Quem entrar por outro lado qualquer, diz Cristo é “ladrão e salteador”. O objectivo principal das nossas orações não deve ser pedir. Ao ensinar-nos a orar, Jesus diz-nos que adorar e glorificar o Pai deve vir sempre em primeiro lugar e ocupar o lugar de destaque. O salmista di-lo no versículo 17. Deus agrada-Se quando vamos a Ele e agrada-Se das palavras de louvor que Lhe dirigimos. Deus é santo e requer dos que O servem pureza e santidade. Não podemos estar em oração tendo a intenção de pecar, ou em pecado no nosso coração. Temos de nos arrepender e confessar quaisquer faltas para que a comunhão seja restabelecida e estejamos em condições de ser ouvidos. Como Deus é Quem nos purifica do pecado, a nossa oração deve ser humilde pois, se dependesse de nós, nunca seríamos ouvidos. A única razão pela qual Deus nos ouve, é pela Sua imensa graça e misericórdia (v. 20).        

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  

Sem comentários:

Enviar um comentário